segunda-feira, 10 de maio de 2010

Samhain



por Sophia WestWind

Na noite de 30 de abril para 1° de maio no hemisfério Sul, Jack O`Lantern é aceso e se dá início a comemoração de Samhain.
Samhain é o sabbath mais marcante da Roda do Ano por se tratar do Ano Novo celta. Pequenas oferendas são postas no altar para lembrar os antepassados. Isto porque acreditavam os celtas que na noite de Samhain, o véu "entremundos" se torna mais tênue. Isto significa que assim como os espíritos de outros planos podem nos visitar, nós também podemos contatar eles.
Mitos como "A Lenda da Descida da Deusa ao Submundo" ou mitos retirados da mitologia de outros povos como o mito de Inanna, que é imolada por Sua irmã Ereskhigal e o de Persephone (Prosérpina), que é raptada por Hades são bem-vindos. Afinal de contas, Samhain marca a descida do Deus ao submundo e por vezes, da Deusa. É noite de fechar para balanço e avaliar tudo aquilo que se plantou, as sementes que deram frutos e as que não vingaram. Assim como o Deus realiza Sua jornada ao submundo, podemos realizar a nossa e nos encontrarmos consigo mesmos em busca de sabedoria e iluminação.
Estive em companhia dos meus irmãos queridos e realizamos o Samhain junto com a iniciação do Sacerdote Dyan Magnus Morgann na Irmandade Flor de Lótus. O riual se realizou sob a premissa de "perfeito amor e perfeita confiança", onde o Sacerdote jurou para os Deuses Antigos guardar Seus Mistérios e velar por eles. Com muita alegria estive presente neste ritual e pude conferir ao Magnus algumas bênçãos. É uma honra me encontrar com os irmãos queridos da Arte e poder compartilhar do primeiro dia de um novo ano, uma nova roda com os meus amados semelhantes.

Para este Samhain, nada melhor do que uma receita caprichada de vinho quente. Foi a mesma que usamos no nosso Samhain lá no sítio! Quando terminou o vinho quente, bebemos vinho. Quando terminou o vinho, bebemos vodca. Quando terminou a vodca, bebemos hi-fi. E ainda ficamos de pé!

Vinho Quente

Ingredientes:

1 copo de açúcar

Canela em rama
Cravo
1l de vinho tinto seco
1/2l de água
1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cotada em fatias

Modo de preparo:

1.Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela

2.Acrescente o vinho, já misturado com a água
3.Junte a maçã e o açúcar restante
4.Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente.

Bênçãos de Samhain para todos e um feliz Ano Novo!

Um comentário:

  1. Foi realmente maravilhoso poder contar com sua presença, em "Amor e Confiança Perfeitos" celebramos os Deuses Antigos e tive o prazer de receber a minha Espada de Poder, caracterizando meu mestrado na tradição.
    Abençoados sejam todos os que caminham rumo aos mistérios d'Ela.Obrigado por sua especial presença!

    ResponderExcluir