terça-feira, 22 de junho de 2010

O início da Copa do Mundo para o Brasil

A Copa do Mundo de 2010 começou. O clima está está agitado; o mundo está voltado agora para a África do Sul, país do grande Nelson Mandela... Fogos, torcida, vuvuzelas que cantam. A paixão pela camisa e o patriotismo toma conta de todos nós nesta época.


Brasil X Coreia do Norte














Terça-feira, 15 de junho de 2010. Eu saí de casa para caminhar como sempre faço, durante 1h 30 e fui às 14h para dar tempo de voltar e assistir o jogo... Vuvuzelas cantando, todos fardados com suas camisas verde-amarelas... Nos bares, a torcida se aninhando para ver Brasil x Coreia do Norte. Fiquei maravilhada com aquela agitação toda pelas ruas de Novo Hamburgo.
Carros corriam para chegar em tempo em casa. Trabalhadores eram dispensados para ver o jogo do Brasil contra Coreia do Norte. "Seus comunistas de olhinhos puxados!" eu pensava. "Vocês não vão ganhar de nós..."
Dito e feito. Embora o jogo tivesse sido sofrido para o Brasil, ganhamos. No primeiro tempo, Brasil teve dificuldades de marcar um gol e nos sentimos angustiados. Mas ficamos aliviados quando Maicon, jogador hamburguense marcou o primeiro gol do Brasil na Copa. Caro leitor, você sabia que Maicon nasceu aqui em Novo Hamburgo? Galvão contou a história sobre Maicon, de que ele tinha um irmão gêmeo e, ao nascerem, o pai enterrou o cordão umbilical dos dois filhos no estádio Novo Hanburgo para que um deles se tornasse jogador. Eu morei bem perto deste estádio durante algum tempo, na Vila Rosa. Parece que deu certo!
Terminamos o jogo ganhando de 3x1 a Coreia. Brasil, uma seleção que sempre nos emocionou tanto nos decepcionou um pouco, tento em vista a dificuldade que foi arrancar esta vitória.



Brasil x Costa do Marfim















Domingo, 20 de junho de 2010. Estava no hotel Casa da Montanha em Gramado quando assisti este jogo. Um dia frio e nublado. Sentei para escrever um artigo e só fui assistir o jogo ao final do segundo tempo. Enquanto escrevia o artigo, pude ouvir a torcida vibrar por um gol de Luis Fabiano. Então me dirigi para uma sala do hotel onde ficavam os hóspedes para assistir o jogo do Brasil contra Costa do Marfim.
O clima era tenso! Uma família de chineses atrás de nós (de mim e da minha mãe) comentava o jogo em mandarim. Falavam com frequência do Kaká, o que me faz crer que eram muito fãs dele.
Brasil marcou 4x1. No segundo tempo a seleção da Costa do Marfim, insatisfeita com o resultado do jogo, passou a jogar agressivamente, repleta de soberba. Kaká levou uma falta sem motivo justo que ocasionou a sua expulsão. Elano saiu machucado de campo. São maus perdedores, cedo ou tarde sairão da copa. Um sentimento de revolta pairou no ambiente ao final do jogo.

Sici.

Um comentário:

  1. Por estranho que pareça esse é um momento que todos nós sem exceção (se é que ela exista).
    Sentimos orgulho de ser Brasileiro.

    ResponderExcluir